quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Muito mais que 3 pontos

Este humilde blog nasce hoje, em uma tarde de Champions League. Mas sua ideia brotou antes, por coincidência, ou não, também em dia de jogos no maior torneio de clubes do mundo. Era 7 de novembro de 2012, tarde em Brasília, noite em Glasgow na Escócia.


A capital escocesa recebia naquela data um duelo diferente. De um lado o esquadrão do Barcelona, um dos maiores times da década, Xavi, Iniesta e claro Messi, do outro "apenas" o Celtic. Era mais que Davi contra Golias, mais que a turma do fundão da escola contra o nerd da primeira carteira, era um massacre programado e agendado. Porém, no futebol nada é marcado antes da hora, existem alguns fatores que influenciam aqueles 22 homens que dão a vida por milhares nas arquibancadas e milhões na frente de televisores.

Um desses fatores é a parte católica verde com branco do futebol escocês. A paixão dos torcedores do Celtic é algo sobrenatural que, ás vezes, extrapola alguns limites futebolísticos. Eles conseguem empurrar 11 homens tecnicamente inferiores a uma vitória espetacular frente aos jogadores mais mimados do século XXI.

Claro que o futebol do Barcelona é vistoso, claro que é sempre bom ver o Messi dando show, mas tem horas que o futebol precisa de alguma sacudida como a da tarde daquele 7 de novembro. Esse blog e casos como esses vêm para nos lembrar que futebol arte é lindo de se ver, porém o amor por um clube pequeno que sofre, por um time que joga na retranca, por um volante carniceiro e tantos outros exemplos é tão ou mais bonito que torcer para os campeões.

O cantor Rod Stewart se emocionou com a vitória do seu clube


Marco Veloso

Nenhum comentário:

Postar um comentário